Natal Iluminado no Ibirapuera

O Brasil e, em especial, a cidade de São Paulo vivem uma época bastante favorável, por isso aqui não foi preciso poupar nas luzes de Natal!

O Natal Iluminado não se limitou à Avenida Paulista. Assim, um pouco por toda a cidade se pode ver decoração de Natal. No Ibirapuera, a Prefeitura com a participação do grupo Pão de Açúcar e o Banco Santander, por exemplo, desejam boas festas aos paulistas com projecções na fonte, uma árvore gigante, música e muitas luzes que se multiplicam na água.

Vejam as fotos!







Museu da Casa Brasileira


Numa tarde de sábado, passeando pela Avenida Brigadeiro Faria Lima encontrei ao acaso o Museu da Casa Brasileira. Boquiaberto com a beleza do edifício e curioso (como sempre, na verdade), decidi visitar as exposições. Pensava encontrar algo sublime. Todavia, encontrei um conteúdo pouco interessante.


O museu conta com duas colecções permanentes. A colecção do Museu da Casa Brasileira que reúne principalmente algumas peças de mobiliário do século XVII ao XXI, organizadas por verbos (dormir, cozinhar, ouvir, entre outros) e consideradas ícones do design brasileiro. 

A colecção Crespi Prado, por sua vez, reúne peças de prata, ourivesaria, quadros, esculturas, entre outros objectos do século XIV ao XX. A colecção é boa, mas nenhuma das obras expostas reteve a minha atenção por mais de quinze segundos.

O edifício abriga igualmente um café-restaurante, o que me deixou um pouco triste. As salas ocupadas podiam abrigar outra exposição, por exemplo. Lugar para tomar café e comer uma refeição é o que não falta por perto.

Apesar das exposições relativamente pobres, o Museu da Casa Brasileira oferece diversos espectáculos. Nesse dia, pude assistir Florilégio Musical, um teatro musical onde Mira Haar e Carlos Moreno interpretam, com humor, canções dos anos 50. Os dois salvaram a minha tarde.

Papai Noel está chegando



Em São Paulo também já é Natal! Todavia, aqui não há frio e a neve é só de brincar!




A Prefeitura de São Paulo e o Banco do Brasil dão ainda mais vida à cidade com o Natal Iluminado.

Construíram sobre a Avenida Paulista um enorme palco que pode ser visitado e que acolherá alguns grupos de música que animarão cerca de dois milhões de pessoas na noite do Réveillon.


Bradesco 2 x 1 Itaú






As instituições Bradesco e Itaú competem entre si para ver quem consegue agradar mais aos paulistas. Não é novo e acontece em outras cidades. Em Paris, por exemplo, a competição é entre as galerias Lafayette e Printemps.

 


A fábrica de Brinquedos do Papai Noel encantada do Itaú está muito boa, porém o Natal Mágico na Floresta Encantada do Bradesco vence, devido às actuações do Coral da Fundação do Bradesco e da Companhia de Circo Fractais.



Ainda na Avenida Paulista, o edifício Brazilian Financial Center vestiu-se de azul e o da FIESP tornou-se um céu estrelado.





Falta ainda visitar a tão famosa árvore de Natal do Parque Ibirapuera, bem como o grande presépio da Praça da Sé.


Vejam mais fotos relacionadas:


Natal Mágico na Floresta Encantada, Bradesco








Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, Itaú






Palco da Avenida Paulista






  
Conjunto Nacional e edifício do Banco do Brasil





Nelson Leirner 2011-1961 = 50 anos

Que horas são dona Candida?, 1965

A Galeria de Arte do SESI, em São Paulo, reúne mais de 40 obras de Nelson Leirner para comemorar os cinquenta anos da sua brilhante vida artística. A exposição é composta por colagens, desenhos, objectos e intervenções gráficas realizadas sobre cartões postais, livros e revistas.

A exposição está dividida em três fases. A primeira é relativa aos primeiros anos de Leirner, quando ele ainda utilizava suportes convencionais, nomeadamente a pintura e o desenho.

Na segunda fase, de 1965 a 1994, o artista alcança a maturidade sob a forma de obra polimórfica e passa a dedicar-se a outras linguagens, como o design e o cinema. Leirner introduziu nesta fase alguns elementos da cultura popular brasileira – imagens de santos, divindades afro-brasileiras, bonecos infantis e réplicas de animais.

Episódio engraçado. Em 1966, Leirner enviou para o 4º Salão de Arte Moderna de Brasília a sua obra Porco Empalhado. Tendo sido aceite, Leirner questionou a decisão do júri e pediu uma explicação sobre os critérios de admissão das amostras. 

Porco Empalhado, 1966
 
A terceira fase é marcada pela utilização que Nelson Leirner faz de objectos industriais. Desde o ano 2000, ele apropria-se igualmente de imagens artísticas banalizadas pela sociedade de consumo, como é o caso da Gioconda de Leonardo da Vinci, atribuindo-lhe um sentido humorístico e erótico.

As obras de Leirner são o reflexo da sua irreverência e brilhantismo. É impressionante ver em suas obras como ele se apodera dos objectos e destrói qualquer noção de arte.

Você Faz Parte... O Retorno, 2000

A exposição vai até ao 11 de Dezembro e a entrada é gratuita. Vale a pena visitar. Para aqueles que infelizmente não podem, leiam mais sobre o percurso de um dos maiores artistas brasileiros, Nelson Leirner, no seu Site Oficial e na página que o SESI-SP dedica à exposição. 

Dawson Ilha 10


Numa tarde chuvosa, ir ao cinema é sempre uma excelente opção. Como muitos filmes já tinham começado, decidi apontar o dedo para o filme que iria começar nos minutos seguintes, sem antes ler ou ver o cartaz. Acabei por me sentar numa poltrona da sala do filme Dawson Ilha 10.


Dirigido pelo chileno Miguel Littin, o filme aborda um dos episódios mais chocantes da história chilena. No dia 11 de Setembro de 1973, o general Pinochet lidera o golpe de estado que depõe o governo de Salvador Allende. Com uma narração documental, Dawson Ilha 10 descreve o quotidiano dos ministros e autoridades depostos do governo de Allende na ilha Dawson, que se torna um campo de concentração. Os prisioneiros políticos foram submetidos a violentos interrogatórios, trabalhos forçados, torturas físicas e psicológicas.


Fruto de uma parceria entre o Chile, Venezuela e o Brasil, e baseado na obra Isla 10 de Sergio Bitar (ex-ministro do governo do Presidente Salvador Allende), o filme foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Dawson Ilha 10 é bom e a história contada forte. Não bastasse isso, o Senhor que chegou atrasado, se sentou ao meu lado e me incomodou, era chileno. Ele conhecia as pessoas retratadas no filme e também fora procurado pelos militares. A emoção que falta no filme, foi inserida por esse Senhor ao proferir, palavra por palavra, o discurso final de Allende na La Moneda.

Trabajadores de mi Patria, tengo fe en Chile y su destino. Superarán otros hombres este momento gris y amargo en el que la traición pretende imponerse. Sigan ustedes sabiendo que, mucho más temprano que tarde, de nuevo se abrirán las grandes alamedas por donde pase el hombre libre, para construir una sociedad mejor.
¡Viva Chile! ¡Viva el pueblo! ¡Vivan los trabajadores!
Estas son mis últimas palabras y tengo la certeza de que mi sacrificio no será en vano, tengo la certeza de que, por lo menos, será una lección moral que castigará la felonía, la cobardía y la traición.

Depois de um discurso histórico, o filme termina com a tão conhecida música Cielito Lindo.

Ay, ay, ay, ay,
Canta y no llores,
Porque cantando se alegran,
Cielito lindo, los corazones

Se ainda estão indecisos, vejam o trailer!


Para mais informações sobre o filme, podem consultar o site oficial e o blog do filme.

Slackline na Paulista


Dominada por skatistas, ciclistas e atletas, a avenida Paulista conta agora com a prática de mais um desporto – slackline.


Slackline é um desporto de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado a uma altura de 30 cm do chão.


Iniciado no Vale de Yosemite, Califórnia, nos anos 80 por escaladores, slackline exige muito equilíbrio, concentração, coordenação e reacção.


Para praticar este desporto, é apenas necessário uma fita com 15 metros de comprimento e 50 mm de espessura, com uma catraca de tensão para facilitar a montagem, que várias lojas vendem, tais como a SLK Slacklines. Por isso, se está à procura de um novo desafio, o slackline pode ser uma boa opção.






Os praticantes de Slackline não se limitam a atravessar a fita em equilíbrio. Existem diversos movimentos, tais como o double dropknee e o footplant, todavia cada praticante inventa o seu. Se ainda têm dúvidas ou estão curiosos para saber mais, espreitem a performance do praticante Cleber Koplin.



Sobre o Jagas em Sampa

Este não é o primeiro, talvez seja o meu último blog, mas não será, de forma alguma, o meu último projecto na Internet. Motivado pela força e energia de uma amiga muito querida, decidi criar o Jagas em Sampa.

Por diversas razões, quero que este blog seja diferente e não acabe esquecido como todos os outros.

Jagas em Sampa tem como missão principal mostrar São Paulo e o que nela acontece. Todavia, neste novo espaço vou também abordar temas do Brasil e do Mundo. Arquitectura, Música, Cinema, Internet, Literatura, Exposições, Televisão, Tecnologia, Publicidade, Marketing, Teatro, Fotografia, Lugares, Quotidiano, entre muitos outros, são os temas maiores que aqui serão tratados.

Tal como São Paulo, este blog será um lugar de contrastes - monólogo e diálogo, tristeza e felicidade, censura e liberdade, reflexão e dispersão, encontros e desencontros, meu e vosso.

Jagas em Sampa vai mudar, vai ganhar várias caras e, o mais importante, uma alma. Porém, será sempre um lugar de expressão, partilha e encontros. Porque Jagas em Sampa é meu e vosso, conto com cada um de vocês para amadurecê-lo.