Nelson Leirner 2011-1961 = 50 anos

Que horas são dona Candida?, 1965

A Galeria de Arte do SESI, em São Paulo, reúne mais de 40 obras de Nelson Leirner para comemorar os cinquenta anos da sua brilhante vida artística. A exposição é composta por colagens, desenhos, objectos e intervenções gráficas realizadas sobre cartões postais, livros e revistas.

A exposição está dividida em três fases. A primeira é relativa aos primeiros anos de Leirner, quando ele ainda utilizava suportes convencionais, nomeadamente a pintura e o desenho.

Na segunda fase, de 1965 a 1994, o artista alcança a maturidade sob a forma de obra polimórfica e passa a dedicar-se a outras linguagens, como o design e o cinema. Leirner introduziu nesta fase alguns elementos da cultura popular brasileira – imagens de santos, divindades afro-brasileiras, bonecos infantis e réplicas de animais.

Episódio engraçado. Em 1966, Leirner enviou para o 4º Salão de Arte Moderna de Brasília a sua obra Porco Empalhado. Tendo sido aceite, Leirner questionou a decisão do júri e pediu uma explicação sobre os critérios de admissão das amostras. 

Porco Empalhado, 1966
 
A terceira fase é marcada pela utilização que Nelson Leirner faz de objectos industriais. Desde o ano 2000, ele apropria-se igualmente de imagens artísticas banalizadas pela sociedade de consumo, como é o caso da Gioconda de Leonardo da Vinci, atribuindo-lhe um sentido humorístico e erótico.

As obras de Leirner são o reflexo da sua irreverência e brilhantismo. É impressionante ver em suas obras como ele se apodera dos objectos e destrói qualquer noção de arte.

Você Faz Parte... O Retorno, 2000

A exposição vai até ao 11 de Dezembro e a entrada é gratuita. Vale a pena visitar. Para aqueles que infelizmente não podem, leiam mais sobre o percurso de um dos maiores artistas brasileiros, Nelson Leirner, no seu Site Oficial e na página que o SESI-SP dedica à exposição. 

1 comentário:

Andielicious disse...

É bom ver que tens aproveitado para absorver tudo e cultivares-te! :) Melhor ainda é partilhares connosco! Beijinho. Andie.