Natal Iluminado no Ibirapuera

O Brasil e, em especial, a cidade de São Paulo vivem uma época bastante favorável, por isso aqui não foi preciso poupar nas luzes de Natal!

O Natal Iluminado não se limitou à Avenida Paulista. Assim, um pouco por toda a cidade se pode ver decoração de Natal. No Ibirapuera, a Prefeitura com a participação do grupo Pão de Açúcar e o Banco Santander, por exemplo, desejam boas festas aos paulistas com projecções na fonte, uma árvore gigante, música e muitas luzes que se multiplicam na água.

Vejam as fotos!







Museu da Casa Brasileira


Numa tarde de sábado, passeando pela Avenida Brigadeiro Faria Lima encontrei ao acaso o Museu da Casa Brasileira. Boquiaberto com a beleza do edifício e curioso (como sempre, na verdade), decidi visitar as exposições. Pensava encontrar algo sublime. Todavia, encontrei um conteúdo pouco interessante.


O museu conta com duas colecções permanentes. A colecção do Museu da Casa Brasileira que reúne principalmente algumas peças de mobiliário do século XVII ao XXI, organizadas por verbos (dormir, cozinhar, ouvir, entre outros) e consideradas ícones do design brasileiro. 

A colecção Crespi Prado, por sua vez, reúne peças de prata, ourivesaria, quadros, esculturas, entre outros objectos do século XIV ao XX. A colecção é boa, mas nenhuma das obras expostas reteve a minha atenção por mais de quinze segundos.

O edifício abriga igualmente um café-restaurante, o que me deixou um pouco triste. As salas ocupadas podiam abrigar outra exposição, por exemplo. Lugar para tomar café e comer uma refeição é o que não falta por perto.

Apesar das exposições relativamente pobres, o Museu da Casa Brasileira oferece diversos espectáculos. Nesse dia, pude assistir Florilégio Musical, um teatro musical onde Mira Haar e Carlos Moreno interpretam, com humor, canções dos anos 50. Os dois salvaram a minha tarde.

Papai Noel está chegando



Em São Paulo também já é Natal! Todavia, aqui não há frio e a neve é só de brincar!




A Prefeitura de São Paulo e o Banco do Brasil dão ainda mais vida à cidade com o Natal Iluminado.

Construíram sobre a Avenida Paulista um enorme palco que pode ser visitado e que acolherá alguns grupos de música que animarão cerca de dois milhões de pessoas na noite do Réveillon.


Bradesco 2 x 1 Itaú






As instituições Bradesco e Itaú competem entre si para ver quem consegue agradar mais aos paulistas. Não é novo e acontece em outras cidades. Em Paris, por exemplo, a competição é entre as galerias Lafayette e Printemps.

 


A fábrica de Brinquedos do Papai Noel encantada do Itaú está muito boa, porém o Natal Mágico na Floresta Encantada do Bradesco vence, devido às actuações do Coral da Fundação do Bradesco e da Companhia de Circo Fractais.



Ainda na Avenida Paulista, o edifício Brazilian Financial Center vestiu-se de azul e o da FIESP tornou-se um céu estrelado.





Falta ainda visitar a tão famosa árvore de Natal do Parque Ibirapuera, bem como o grande presépio da Praça da Sé.


Vejam mais fotos relacionadas:


Natal Mágico na Floresta Encantada, Bradesco








Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, Itaú






Palco da Avenida Paulista






  
Conjunto Nacional e edifício do Banco do Brasil





Nelson Leirner 2011-1961 = 50 anos

Que horas são dona Candida?, 1965

A Galeria de Arte do SESI, em São Paulo, reúne mais de 40 obras de Nelson Leirner para comemorar os cinquenta anos da sua brilhante vida artística. A exposição é composta por colagens, desenhos, objectos e intervenções gráficas realizadas sobre cartões postais, livros e revistas.

A exposição está dividida em três fases. A primeira é relativa aos primeiros anos de Leirner, quando ele ainda utilizava suportes convencionais, nomeadamente a pintura e o desenho.

Na segunda fase, de 1965 a 1994, o artista alcança a maturidade sob a forma de obra polimórfica e passa a dedicar-se a outras linguagens, como o design e o cinema. Leirner introduziu nesta fase alguns elementos da cultura popular brasileira – imagens de santos, divindades afro-brasileiras, bonecos infantis e réplicas de animais.

Episódio engraçado. Em 1966, Leirner enviou para o 4º Salão de Arte Moderna de Brasília a sua obra Porco Empalhado. Tendo sido aceite, Leirner questionou a decisão do júri e pediu uma explicação sobre os critérios de admissão das amostras. 

Porco Empalhado, 1966
 
A terceira fase é marcada pela utilização que Nelson Leirner faz de objectos industriais. Desde o ano 2000, ele apropria-se igualmente de imagens artísticas banalizadas pela sociedade de consumo, como é o caso da Gioconda de Leonardo da Vinci, atribuindo-lhe um sentido humorístico e erótico.

As obras de Leirner são o reflexo da sua irreverência e brilhantismo. É impressionante ver em suas obras como ele se apodera dos objectos e destrói qualquer noção de arte.

Você Faz Parte... O Retorno, 2000

A exposição vai até ao 11 de Dezembro e a entrada é gratuita. Vale a pena visitar. Para aqueles que infelizmente não podem, leiam mais sobre o percurso de um dos maiores artistas brasileiros, Nelson Leirner, no seu Site Oficial e na página que o SESI-SP dedica à exposição.